2015

2015
Seja bem vindo 2015!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Frase

 "A Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Augusto Comte

Facebook

Desativei a minha conta no tal Facebook. Tentei viu? Fiz e usei por uns três meses ... mas não gostei mesmo!
Não é prática (muito menos o álbum) e a página não é alegre, é feia.  E eu demorava a lembrar que existia.
Enfim, não me agradou, Adeus.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Gatos

Hoje eu não dei conta de enfiar o remédio da Susi pela goela abaixo dela. Ela me venceu.

Já experimentou dar um comprimido a um gato???
Tarefa nadinha fácil. Não adianta só experiência se o bichano não estiver afim de colaborar ... e no geral eles nunca estão. É preciso uma tática, agilidade, velocidade, mira boa, certa resistência a dor (sim porque vc vai sair arranhado na melhor das hipóteses),  muita paciência e amor para não querer pisar em cima do animal e estraçalhar a cabeça dele.
Dez dias de castigo pra mim. Dez comprimidos. Nos primeiros a minha irmã entrou em ação. Em poucos minutos a Susi engoliu. No final de semana o amore colaborou ... sem muito jeito e um pouco de força ... mas funcionou. Na segunda-feira sobrou pra mim. Sem ajuda, tive que encarar a missão. O comprimido já estava reduzido a metade (acaba derretendo nos dedos ou na saliva do felino) quando consegui atingir a garganta dela.
Ontem, ou foi fácil ou ela me enganou, escondeu o comprimido embaixo da língua e cuspiu depois ... foi tão rápido. Porém hoje ... nada feito ... desisti  porque já estava com vontade de atirá-la na parede. Acho que uma noite sem o remédio não vai ter problema.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Felicidade

"A felicidade não é um destino. É um método de vida" - Burton Hills   (essa eu gostei ... viver feliz e não viver correndo atrás de ser!)

" A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido." - Marxwell Maltz (idéia comunista essa, e se o cara quiser viver feliz sozinho? Egoísta tbém tem o direito!)

" A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade" - Aristóteles  ( hum ... fala sério que ficar sem fazer nada, numa praia, de barriga pra cima me deixaria feliz sim)

" A melhor maneira de ser feliz é contribuir para felicidade dos outros" - Confúcio (ou confuso...)

" A tristeza pura e completa é quase tão impossível quanto a felicidade pura e completa" - Tolstoi (ahhh concordo em gênero, número e grau.)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Susi no veterinário!

       Além da semana difícil que estou tendo chegou a hora de castrar a Susi. Tadinha, que dó.
       Pra começar a primeira veterinária tinha me dito que a bichinha tinha 2 meses e meio e agora, após passar quase dez dias infernais com a gata no cio, descobri que ela já tem 6 meses...
       Nada fácil cuidar de um gato castrado, eles não param e acabam se machucando. A Susi está irritada, chapada, assustada, arisca e chorona. Deve doer ...

 

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A trajetória dos felinos pelo mundo.

         Texto extraido da revista Cláudia, edição de Julho de 2004 onde tinha a Camila Morgado e um exemplar de gato persa na capa:

         Foram os egípcios que deram o passo decisivo na domesticação do gato. Alguns milhares de anos antes de Cristo, eles já dominavam as estratégias militares, só não encontravam meios para vencer um exército: o dos ratos, que devoravam quase tudo que era cultivado às margens do rio Nilo. Até que, por volta de 3.000 a.C., o Felis silvestri libyca (antecedente do bichano atual), da África, farejou o banquete no vale do Nilo e fez a festa. Os egípcios caíram de joelhos diante dele. Logo surgiu o culto à deusa Bastet, que, não por acaso, tinha corpo de mulher e cabeça de gato. A partir dali, matar exemplares da espécie significava ofender a divindade. Por volta de 900 a.C., os gregos se interessaram por eles, mas, como a comercialização no Egito era proibida, transportaram alguns casais escondidos em navios. O gato doméstico, então se espalhou pela Europa e Ásia, onde viveu às mil maravilhas por muito tempo. No século 13, porém, a Inquisição passou a associá-lo às bruxas e decidiu condená-lo à fogueira. Não deu outra. À medida que chegavam à Europa nos navios que vinham do Oriente, os ratos não encontravam mais seus inimigos naturais, os felinos, já praticamente extintos. Assim, abriram-se as portas para a peste negra. Estivesse lá o gato...
        O certo é que os ventos só começaram a soprar de novo a seu favor no século 19. Para isso, contribuíram não só a descoberta de que a higiene era decisiva para evitar a transmissão de doenças - o gato é campeão do asseio - mas também os amores da rainha Vitória, da Inglaterra, pelo bichano. Hoje, tanto ali como nos Estados Unidos, ele já conquistou o lugar de melhor amigo do homem. Esses dois países têm a maior população de gatos domésticos do mundo, seguido pela Rússia e pelo ... Brasil!  

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lisboa!

        Depois que retornamos de Paris ficamos mais uns dois dias curtindo a casa da Si e a cidade de Porto. Assistimos ao jogo Brasil x Portugal bem quietinhas dentro do apartamento.  Deram a notícia de que na capital, Lisboa, vários brasileiros fizeram muita algazarra nas ruas, quebraram alguns bares, e enfrentaram a polícia. Realmente as imagens não mentiram. Bêbados brasileiros incomodaram e esculhambaram a paciência dos portugueses no dia do jogo. Pior é que deu empate em nada... por quê tanta confusão? O detalhe é que a notícia se repetiu inúmeras vezes nos jornais ... acho que para aumentar a raiva dos locais em relação a nós! Mas que os brasileiros aprontam por lá isso é verdade ...
        No sábado acordamos cedo (entenda cedo 10h da manhã no máximo porque não consegui me adaptar ao fuso horário local e continuei acordando no horário do Brasil) e partimos para Lisboa. Nane estava meio doente. Ficou mal depois que retornou de Paris. Passou uns dias só tomando sopa. Acho que ela passou mal por não poder comprar nenhuma daquelas marcas e grifes francesas rssss. Pudera, até eu fiquei com vontade, imagine ela que estuda cada uma. Falando sério, acho que foi o sol muito forte que enfrentamos num dia inteiro e o excesso de caminhadas longas. Minhas pernas continuaram a doer por dois dias. Sem falar que a Nane é baixinha né? Deve ter feito um esforço maior para acompanhar o ritmo dos outros três. Enfim, sopa achamos em vários lugares e partimos para Capital.
        Enfim cheguei ao OCEANÁRIO!!!! Foi a primeira coisa que pensei em visitar quando planejei a viagem para a Terra de Cabral. E valeu muito a pena. A sensação é a de estar dentro do oceano. Imagine um tubarão passando pertinho da sua orelha? O melhor de tudo é que estamos seguros do lado de fora do super e imenso tanque de água. As raias são lindassssssssss. O meu amigo Arthur, quando viu a miniatura de raia que eu trouxe de lembrança (em pelúcia, é claro), disse que eu tenho mania de gostar de bichos esquisitos. Pode até ser mas elas chamaram minha atenção. Eram de tamanhos variados e nadavam numa elegância! Sem falar que o formato do bicho parece uma nave espacial. Eu amei as bichinhas. Porém quem roubou a cena nos aquários foi a Lontra! Coisa mais fofa e ágil dentro da água. O Bacana é que ela passa bastante tempo na superfície e fica observando os visitantes tanto quanto o contrário. Chega a ser tão engraçadinha como um golfinho ... bem mais expressiva e articulada, lógico.
         Lisboa, assim como boa parte do País, é colorida. Depois de Paris fiquei meio traumatizada com ausência de cores e excesso de tons pardos então adorei a fotografia de Lisboa. Até os jardins são coloridos. E vi pela primeira vez uma Oliveira. Como em toda cidade grande e capital vi muitos mendigos e andarilhos.
         A noite fomos ao tal Bairro Alto e seu botecos... pra mim foi a visão do inferno mas a Nane achou interessante (vai saber a tradução disso na cabeça dela?!!). Tá visto e desaconselhado! Ruelas sujas com turistas de todas as partes e locais (pode entender esse locais como espécie estranha e suspeita) andando de um lado para outro, sem rumo mesmo, e bebendo na rua, em pé, pois nenhum bar tem espaço para mesas. Aliás esses estabelecimentos se resumem em uma portinha e um balcão, às vezes com freezer mas outras apenas com isopores pra bebidas. Ah! lembrei ... pra que freezer né? A cerveja lá é quente mesmo ... kkkkkkkkkk Talvez há uns 15 anos eu tivesse paciência para aquilo ali. Já frequentei lugares parecidos por aqui também...
         Ficamos no hotel Ibis (barato e atendimento ruim, mas não importa). Pela manhã de domingo conseguimos acordar às 9h30m ehehehehe, milagre! O dia prometia, prometia muitas broncas. Foi onde eu defini meu ódio aos nativos. Gente estressada demais, melodramáticos por nada. Chatosssssssssss. Já no café da manhã do hotel a senhora que controlava a entrada dos hóspedes na sala de refeição descontou toda a sua insatisfação pessoal e profissional na Simone. Usamos a tática de respirar e deixar pra lá. Ainda mais que é difícil tirar a Simone do bom humor mesmo.
         Check out feito fomos para a região de Belém e  experimentamos os famosos pastéis de Belém. Hum ... eu achei bem sem graça mas comi três ... não é ruim não. O local vale a visita, uma pastelaria enorme coms azulejos antigos que contam por si só a história do  lugar e do pastel. Também ali perto resolvemos entrar na catedral de São Jerônimo, onde tem o túmulo (ou pelo menos um pseudo-túmulo) de Camões e de Vasco da Gama. Eu estava com ombros de fora e parte das costas, mas estava de calça jeans, lembrando que o sol estava alto e brilhante já nessa hora. A Simone usava um vestido tomara que caia ... rsssssss levamos mais bronca, lógico. Essa eu já esperava. Sabia que em igrejas não se deve entrar com pouca roupa e ainda mais por lá. Nem dei bola pois o sermão e o convite à rua chegaram no momento em que eu havia terminado de fotografar o que queria ... quando eu estava saindo me virei de volta em direção ao altar para a reverência (tem outro nome) que fazemos ao sair de uma igreja, foi quando uma senhora bem cri-cri me deu a bronca e me mandou sair achando que eu estava entrando ainda ... bem portuguesa ...
         Ainda na praça dessa igreja um policial ficou uns 4 minutos brigando com a Simone. Acho que ela fez alguma manobra indevida ao tentar estacionar o carro. Ele falava tão rápido e estava tão bravo que eu só entendia assim: "dois cones ou dez cones dão no mesmo. O que estou a fazer aqui?"
         Passamos pela Torre de Belém e achei bem bonita toda aquela região. Infelizmente não tínhamos mais tempo para Lisboa e rumamos para Cascais onde almoçamos. Me lembrou Jurerê Internacional, em Florianópolis. Dia bonito e quente mas com pouco tempo não valia a pena se esticar numa praia ... até porque para mim não estava tão quente a ponto de enfrentar aquelas águas geladas. Nosso destino era Sintra. Parece cenário de filme. Saimos do calor e a cada metro subido da serra esfriava mais. Para a caminhada pela vila e pelo Palácio de Pena mudamos o traje dentro do carro. Todos de calça e blusa de manga comprida com jaqueta por cima. Ao redor do palácio uma floresta fechada e bonita só que a forte neblina atrapalhou as imagens nas fotos.
          Pra finalizar paramos num posto de gasolina para abastecer o tanque antes de retornar a Porto e aproveitar pra comprar algo para beliscar. Lá não existem frentistas em postos de gasolina. Como nos filmes, você mesmo abastece seu carro e vai pra fila pagar. Eu não acho sinônimo de modernidade isso e sim de avareza. No contexto social e humano é um emprego a menos e no quesito cativar cliente significa falta de conforto. A Simone abasteceu e me pediu para entrar na fila do caixa para ganharmos tempo. Eu me distraí olhando as câmeras próximo ao caixa e não percebi que já era minha vez na fila, quando um senhor português me empurrou e gritou: -"ei, está lá, está lá". O sangue subiu à cabeça, primeiros dias de minha TPM deram um plus a ojeriza que eu estava a sentir daquele povo nessa altura da viagem. A paciência esgotou e xinguei aquele anão de jardim. Se naquele instante chamassem a polícia pra me deportarem seria um favor. Sabe ... aquele momento de ira que toda mulher acima dos trinta tem uma vez por mês  e que nos cega totalmente? Foi isso. Eu xinguei e continuei falando alto ... daquele tipo barraqueira!!! Odeio gente assim mas sou assim uma vez por mês. Não mexe com quem tá quieta ... meu lema. O diabo do nanico não se intimidou e continuou a me olhar atravessado. Nesse momento aposto que todos pensaram: -" Brasileira ..."!      
       TUDO VALEU A PENA. Amei minha primeira viagem a Europa. Curti bastante a Simone, adorei cada pedaço do país que pude conhecer.