2015

2015
Seja bem vindo 2015!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A trajetória dos felinos pelo mundo.

         Texto extraido da revista Cláudia, edição de Julho de 2004 onde tinha a Camila Morgado e um exemplar de gato persa na capa:

         Foram os egípcios que deram o passo decisivo na domesticação do gato. Alguns milhares de anos antes de Cristo, eles já dominavam as estratégias militares, só não encontravam meios para vencer um exército: o dos ratos, que devoravam quase tudo que era cultivado às margens do rio Nilo. Até que, por volta de 3.000 a.C., o Felis silvestri libyca (antecedente do bichano atual), da África, farejou o banquete no vale do Nilo e fez a festa. Os egípcios caíram de joelhos diante dele. Logo surgiu o culto à deusa Bastet, que, não por acaso, tinha corpo de mulher e cabeça de gato. A partir dali, matar exemplares da espécie significava ofender a divindade. Por volta de 900 a.C., os gregos se interessaram por eles, mas, como a comercialização no Egito era proibida, transportaram alguns casais escondidos em navios. O gato doméstico, então se espalhou pela Europa e Ásia, onde viveu às mil maravilhas por muito tempo. No século 13, porém, a Inquisição passou a associá-lo às bruxas e decidiu condená-lo à fogueira. Não deu outra. À medida que chegavam à Europa nos navios que vinham do Oriente, os ratos não encontravam mais seus inimigos naturais, os felinos, já praticamente extintos. Assim, abriram-se as portas para a peste negra. Estivesse lá o gato...
        O certo é que os ventos só começaram a soprar de novo a seu favor no século 19. Para isso, contribuíram não só a descoberta de que a higiene era decisiva para evitar a transmissão de doenças - o gato é campeão do asseio - mas também os amores da rainha Vitória, da Inglaterra, pelo bichano. Hoje, tanto ali como nos Estados Unidos, ele já conquistou o lugar de melhor amigo do homem. Esses dois países têm a maior população de gatos domésticos do mundo, seguido pela Rússia e pelo ... Brasil!  

2 comentários:

  1. Hummm... interessante a parte da inquisição! Creio que escapou uma que não deveria ter escapado. eheheheheh...

    ResponderExcluir