2015

2015
Seja bem vindo 2015!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Vai dar uma festa? Quanto de bebida comprar?

Para não faltar bebida em sua recepção leve em consideração algumas dicas para  calcular a quantidade e o tipo de bebida que melhor se adeque a sua festa. Desse modo se sobrar será pouco:
• O número de convidados confirmados (e claro, conte com aqueles que costumam não responder ao convite mas comparecem na data). Se a festa for de aniversário, com  informalidade, dança e descontração consome-se um pouco mais do que as dicas abaixo. Caso seja jantar, festa formal ou casamento siga as instruções;
• Qual bebida que os convidados mais gostam.  Conhece o gosto dos seus convidados?  Se sim aumente um pouco o número de vinho, por exemplo, e diminua a vodka, ou nem a sirva. Foque no que já sabe que vai agradar.  O ideal é não disponibilizar tantas opções. Escolha um ou dois destilados, um tipo de vinho (nem sempre é necessário ter a opção de tinto e branco, mas deve-se ter o seco e o suave). É elegante ter alguma bebida sem álcool natural, como suco, além dos tradicionais refrigerantes. Não esqueça da água. E cerveja é tradicional, difícil deixar de oferecer;
• O consumo por pessoa pode variar dependendo do horário da festa, geralmente se consomem menos em festas realizadas durante o dia que a noite.  Desde que a festa de dia não dure horas e horas, pois se for um almoço onde seus convidados vão esticar até o escurecer ... aumente tudo, inclusive o “ENGOV” .  Se estiver frio as pessoas dão preferência aos vinhos, a bebidas quentes tipo café, chás, capuccinos, destilados;
• A faixa etária da maioria dos convidados também deve ser levada em conta. Se for entre 20 à 40 anos, deve-se calcular até 6 taças por pessoa.
Tipo de bebida e quantidade 
- Whisky: 15 a 20 pessoas por litro
– Vodka: 12 a 15 pessoas por litro
– Vinho: 6 a 8 pessoas por litro se tinto e 7 a 9 se branco (ainda deverá em cima dessa caçulo decidir o quanto de seco e o quanto de suave comprar, eu aposto sempre em 1/3 doce ou suave e 2/3 seco.
- Champanhe: 2 a 4 pessoas por litro (se for apenas servida para um brinde com muito jeitinho do garçom pode calcular até 6 taças de espumante por litro).
Já a cerveja deve ser calculada de acordo com a forma que será servida. Geralmente calcula-se 3 pessoas por uma garrafa de 600ml de cerveja.

O suco pode ser bem menos, imagine que apenas 10 ou 15% dos seus convidados vão apreciá-los, assim como aquelas batidinhas de entrada, mesma conta.  Refrigerante junto com água deve ser calculada uma por pessoa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário